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segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cont. E. Médio - Biologia

Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

BIOLOGIA



     Caro(a) Candidato(a),

O estudo da Biologia, levará você a descobrir que a vida se organizou através dos tempos, sob a ação  de processos evolutivos contínuos que resultaram na diversidade de formas que hoje existem, incluindo a espécie humana. Esses organismos não estão isolados, ao contrário, entre eles existem relações de interdependência. Ao penetrar no mundo biológico, você terá condições de  desenvolver o respeito: aos seus semelhantes, a todas as formas de vida e a melhoria das condições de vida  dos seres humanos e do planeta.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!



OBJETIVOS
CONTEÚDOS


1.1. Identificar, analisar e estabelecer diferenças entre as diferentes idéias relativas à origem da vida.



1.2. Analisar textos históricos e situações do cotidiano para identificar e caracterizar as idéias evolutivas, em particular as de Lamarck e de Darwin.


1. ORIGEM DA VIDA
1.1. De onde vem a vida
Teorias : Abiogênese
Biogenese, Pasteur, Redi Spallanzani Oparin Haldane Miller, Hipótese heterotrófica.

1.2. Fundamentos da Evolução Biológica.
       (Lamarck e Darwin)



2.1. Reconhecer que a célula é a unidade da vida e que não existe vida fora da célula

2.2. Localizar na célula a membrana, o citoplasma e o núcleo, bem como suas respectivas constituições e funções.
2.3. Caracterizar as organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções.

2.4. Compreender  o processo da mitose, constatando que ele possibilita a mesma composição genética da célula original.

2.5. Compreender a meiose como um processo que garante a manutenção do número de cromossomos da espécie.
2.6. Caracterizar célula procarionte e célula eucarionte.

2.7. Reconhecer as diferenças entre a célula animal e vegetal.


2. ORGANIZAÇÃO DA VIDA(CITOLOGIA)
1.1.  Célula: unidade dos seres vivos.


1.2.  Organização celular.
Ex.: Localizar os elementos da célula.

1.3.  Organelas citoplasmáticas
(mitocôndria, cloroplasto, etc.)

1.4.  Mitose



1.5.  Meiose


1.6.  Células eucariontes e procariontes

1.7.  Célula animal e vegetal
(membranas, cloroplastos, ...)



3.1. Situar através da observação e análise das suas características gerais, vírus, bactérias protozoários e

3. DIVERSIDADE DA VIDA (seres vivos e vírus)
3.1. Biologia dos vírus, algas, bactérias, protozoários e fungos


fungos nos seus grupos específicos de acordo com a classificação atual (monera, protozoa, sem reino definido)
3.2. Comprovar a importância econômica e/ou ecológica dos seres acima citados na produção de medicamentos, cosméticos, indústria alimentícia, decomposição da matéria orgânica, ciclo do nitrogênio e produção de oxigênio.
3.3. Identificar  benefícios ou malefícios na relação dos vírus, bactérias, protozoários e fungos com outros seres vivos.




3.4   Comprovar a interferência dos vermes, moluscos, artrópodes, poríferos, cnidários e equinodermos no contexto global da vida dos seres humanos e de outros animais.





3.2.          Importância econômica e ecológica dos seres vivos e dos vírus.  Ex. Decomposição da matéria orgânica, exportação de cogumelos comestíveis...


3.3.          Relação com outros seres vivos. Benéficas: fermentação de massas, leite, etc., constituição da fauna e flora intestinais, xampus, cremes etc. Maléficas: diversas doenças (Pneumonia, tuberculose, dengue, gripe, meningite, hepatites, DSTs / AIDS).

3.4.          Animais invertebrados e suas relações  com outros animais. Ex.: Doenças (verminoses), alimentação (crustáceos e moluscos), cosmética (creme capilar à base de ostras).




4.1. Identificar nos vegetais suas estruturas fundamentais e respectivas funções.
- Reconhecer a importância do estudo e preservação das plantas e sua diversidade como um fator de equilíbrio ecológico.
4.2. Identificar a forte relação das plantas com seres humanos e animais.

4.3. Constatar o papel das plantas no equilíbrio ecológico.

4. ESTRUTURAS E FUNÇÕES DOS VEGETAIS
4.1. Biologia das plantas (raiz, caule, folhas, flores e frutos)
- Fotossíntese. Ex: Escrever a equação da fotossíntese, citar os produtos da fotossíntese...

4.2.             Alimentação vegetariana; fitoterapia (medicamentos); indústrias de móveis etc.

4.3. Plantas e equilíbrio ecológico
Ex. reflorestamento, jardinagem




5.1. Identificar o ser humano como organismo complexo que está em constante interação com o meio ambiente e outros seres da natureza.

5.2. Reconhecer que os processos de digestão, respiração, circulação e excreção são imprescindíveis para a sobrevivência dos seres humanos  porque exercem função de nutrição.

5.3. Relacionar revestimento corporal, locomoção, sustentação com as funções de interação do organismo com o meio ambiente.

5.4. Compreender, em  situações do cotidiano que o organismo possui diferentes mecanismos de defesa.

5.5. Definir a reprodução humana como mecanismo fundamental de perpetuação da espécie (reprodução  humana)
- Identificar e diferenciar os órgãos do aparelho reprodutor masculino e feminino.
- Avaliar a eficiência, adequação e necessidade dos métodos contraceptivos.


5.      BIOLOGIA HUMANA
5.1. O Homem



5.2.  Funções de nutrição.
      (digestão, respiração, circulação e excreção)



5.3. Funções de relação.
(locomoção, tato, visão, olfato, audição)


5.4. Sistema imunológico.
(leucócitos, linfa)

5.5. Reprodução humana.
Ex.: citar etapas da fecundação, ciclo menstrual

- Aparelho Reprodutor.

- Métodos contraceptivos. Ex.: Camisinhas, DIU, laqueaduras etc.


5.6. Identificar e caracterizar o sistema nervoso e sua unidade morfofisiológica, o neurônio.
5.7. Identificar, localizar e diferenciar os diversos tipos de glândulas e suas respectivas funções no organismo.
5.8. Compreender que a saúde está intimamente ligada a bons hábitos e condições saudáveis.
5.9. Identificar doenças que afetam o organismo humano, suas causas e ações preventivas.

5.6. Sistema nervoso
(estrutura do neurônio)
5.7. Sistema hormonal
(glândulas exócrinas e endócrinas)
5.8. Vida e saúde
Ex. atividade física, alimentação saudável, cuidados com a pele, lazer, descanso, etc.
5.9. Doenças que afetam o organismo humano e hábitos prejudiciais.
Ex. Diabetes, bócio, estresse, alergias, câncer, DSTs, AIDS, alcoolismo, tabagismo.

6.1. Situar historicamente a genética e caracterizá-la como ciência da hereditariedade.
-          Explicar a hereditariedade e seus mecanismos de transmissão, baseando-se nos trabalhos de Mendel.

6.2. Conhecer os conceitos básicos da genética e aplicá-los, quando for necessário.
6.3. Caracterizar e explicar os mecanismos que causam o daltonismo e a hemofilia na espécie humana.
6.4. Caracterizar e explicar as síndromes que resultam de anomalias cromossômicas.

6.5. Interpretar, através de cruzamentos, as possíveis descendências relacionadas ao sistema ABO e ao fator Rh




6.6. Compreender a importância da engenharia genética na melhoria da qualidade de vida do planeta e conseqüentemente da espécie humana e de outros seres vivos

6. CONTINUIDADE DA VIDA (GENÉTICA)
6.1. Fundamentos da hereditariedade. Mendel: o pai da genética
- Primeira e segunda leis de Mendel (Monoibridismo e diibridismo)

6.2. Conceitos básicos (Caráter, genótipo, fenótipo, homozigoto, heterozigoto, recessivo, dominante, autossomo e alossomo)

6.3. Daltonismo e Hemofilia

6.4. Síndrome de Down. Ex.: Por que a síndrome de Down é denominada uma trissomia ?

6.1. Sistema ABO e fator Rh. Ex.: Eritroblastose fetal
   Ex:

6.2. Engenharia genética. Alimentos trangênicos, clonagem, vacinas gênicas, terapias gênicas, teste de DNA, projeto genoma, cura de doenças, recuperação de espécies em extinção etc.



7.1. Compreender o ecossistema como um conjunto vivo com relativa auto-suficiência, onde se estabelece uma forte interdependência entre os seres vivos, e os elementos físicos e químicos da natureza.
7.2. Identificar e caracterizar diferentes ecossistemas.

7.3. Relacionar as atividades dos seres vivos com a estrutura e composição da biosfera.


7.4. Conceituar e identificar habitat, nicho ecológico, população, comunidade, etc.


7. INTERAÇÃO DOS SERES VIVOS (ECOLOGIA)
7.1. Ecossistemas (conceito)



7.2. Tipos de ecossistemas (marinho, terrestre, etc.)

7.3. Os seres vivos e a biosfera (todo o fazer do ser humano e sua relação com o clima, espaço geográfico, trabalho, relações sociais)

7.4.             Conceitos básicos de habitat, nicho ecológico, população, comunidade.


7.5. Identificar, conceituar e analisar relações de interdependência entre os componentes de um ecossistema.

7.6. Distinguir os seres produtores dos consumidores

7.7. Compreender que o fluxo de energia é indispensável para a manutenção da biosfera

7.8. Identificar fenômenos e práticas que causam desequilíbrio ambiental.

7.9. Caracterizar os diversos tipos de poluição

7.10. Compreender os males causados pela poluição ao planeta e a todos os seus componentes.


7.5. Relações ecológicas (harmônicas e desarmônicas)


7.6. Cadeias e teias alimentares

7.7. Fluxo de energia (pirâmides de energia e de massa)

7.8.  Efeito estufa, chuva ácida, etc.


7.9.  Poluição aérea, do solo, da água, etc.

7.10. Prejuízos causados pela poluição




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

AMABIS, José e MARTO, Gilberto. Fundamentos da Biologia Moderna. Vol. Único. São Paulo: Moderna, 1999.

LOPES, Sônia. Biologia, Volume único. 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 1999.
PAULINO, Wilson. Biologia, Volume único. 7ª edição. São Paulo: Ática, 2002.
PAULINO, Wilson. Ecologia atual. 5ª edição. São Paulo:  Ática, 2000.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSSO 2000, Biologia. Volume 1 e 2. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
Nota: Complemente seus estudos através de jornais, revistas, folhetos informativos variados, filmes, fitas de vídeo, programas de rádio e televisão, congressos em geral, participação em atividades comunitárias etc. Enfim, aproveite todas as oportunidades em sua volta, que lhe possibilite estar informado e formar sua opinião própria.

15 comentários:

  1. SERA QUE DAVA PARA VCS MANDAR O CONTEÚDOS MENOS CONFUSOS QUE ESSE? TUDO QUE ESTUDO MUITO MAU VEM NA PROVA.............!

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    1. é msm ajente estuda aquele conteudo e cai outra coisa daquele msm conteudo

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  2. Fiz prova de biologia,meus acertos foi pelo conhecimento de vida.Tudo que tinha no conteúdo se caiu quatro questões foi muito.Espero que em outras avaliações caiam mais questões sobre o assunto.
    Atenciosamente

    Anônimo

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  3. Se eu falar a vc's que parei no 2º ano e nunca fiz Biologia eu tô mentindo. n tenho a menor noção do que fazer.

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    1. eu tb parei no segundo ano e não tenho ideia tb mais temos q tentar ate´conseguir

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  4. estou estudando muito. espero que na prova tenha o assunto, pois alguns temas é muito confuso.

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  5. bem que vcs podiam adiantar com os assuntos já pronto pra estudar ajudem aí.

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  6. será q não dava só para colocar o q ira cair na prova?

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  7. já fiz essa prova três vezes, pow..o assunto q estudo, nuca que cai!!!
    será que naum tem um resumo mais preciso para a gente estudar melhor???

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  8. Pior que agente estuda TUDO isso , quando chega na hora da prova nn cai nada disso :@

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  9. realmente,vai cair isso tudo??

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  10. eu nao estudei biologia desde o primeiro. parei no terceiro e nunca estudei biologia...devido À carga horaria q eu tinha,pra mim e um desafio...

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  11. Espero que os assuntos que estão na apostila de biologia sejam os mesmos da prova porque os assuntos são difíceis de encontrar e estou me matando de estudar as questões sejam diferentes porque esse foi o motivo de eu estar fazendo essa prova estudar os assuntos e na prova não cair nada que eu estudei!

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  12. acho que eles fazem de sacanagem para ninguém passar

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  13. Faz muita confusão na mente, as palavras são muito parecida,
    poderia te uma mudança mais clara.

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